domingo, 12 de junho de 2016

MICROCEFALIA VEJA O QUE É VERDADE E OQUE É MITO 2016

Verdade

– O vírus pode ter entrado no Brasil com torcedores estrangeiros durante a Copa do Mundo ou com uma equipe de Remo da Polinésia Francesa, que esteve em um campeonato no Brasil. A epidemia começou no Nordeste, no início de 2015.

– Alguns bebês nascem mais gravemente afetados e outros menos, mas isso não parece ter relação com a gravidade da doença da mãe. Algumas mães tiveram quadros virais muito leves e as crianças sofreram danos cerebrais graves. Percebemos que nas gestantes infectadas pelo vírus no segundo e no terceiro trimestre de gravidez os danos tendem a ser mais leves. Entretanto, não podemos dizer que não há mais risco de malformação neste período.

– A síndrome de Guillain-Barré é uma doença muito associada a infecções de uma maneira geral. Não é uma ação do vírus diretamente, mas, sim, uma reação do sistema imune do indivíduo que passa a atacar o próprio organismo, o que chamamos de auto-imunidade. É uma coisa muito rara e acontece em qualquer idade.

– Você pode ter sido contaminado pelo zika e não saber.
– Nem todos os repelentes são seguros para gestantes.
– É possível que haja uma vacina contra o zika a médio prazo.
– Se você já pegou o zika vírus uma vez, não pegará de novo. De qualquer forma, ainda poderá pegar outras doenças causadas por vírus transmitidos pelo Aedes aegypti, como os quatro tipos de dengue e a febre chikungunya.

Mito

– Todas as mulheres grávidas que foram infectadas pelo zika vírus tiveram bebês com microcefalia.
– Comer alho ajuda a afastar o mosquito que transmite o vírus.
– As vacinas de rubéola importadas de Cuba poderiam gerar algum tipo de má formação em bebês.
– Há aumento de incidência de doenças ou complicações neurológicas em crianças abaixo de 7 anos ou idosos devido à infecção por zika.
– Mães com zika devem parar de amamentar.
– Vacinas vencidas contra rubéola causaram microcefalia.
– Repelentes são a forma mais eficiente de evitar a contaminação pelo zika.
– O mosquito do zika só pica de dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário