segunda-feira, 20 de junho de 2016

CHIKUNGUNYA NA BAHIA

CHIKUNGUNYA

CHIKUNGUNYA NA BAHIA
O Ministério da Saúde atualizou os dados sobre a incidência de febre chikungunya no Brasil e revelou que o país já tem 828 casos da doença confirmados. Desses números, 155 tiveram confirmação laboratorial e 673 precisaram ser submetidos a critérios clínico-epidemiológicos. A Bahia concentra o maior número de pacientes com a doença: 458, sendo 371 em Feira de Santana, 82 em Riachão do Jacuípe, dois em Salvador, um em Alagoinhas, um em Cachoeira e um em Amélia Rodrigues.

Esses casos, chamados autóctones, pois foram diagnosticados em pessoas sem registro de viagem internacional para países onde ocorre a transmissão, ainda constam 330 no município de Oiapoque (AP) e um em Matozinhos (MG).

Além disso, o ministério registra 39 casos importados de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa.

Prevenção - O Ministério da Saúde informa ainda que, desde que foram confirmados os casos da febre Chikungunya no Caribe, no final de 2013, foi elaborado um plano nacional de contingência da doença, que tem como metas a intensificação das atividades de vigilância; a preparação de resposta da rede de saúde; o treinamento de profissionais; a divulgação de medidas às secretarias e a preparação de laboratórios de referência para diagnósticos da doença.

Também, de acordo com o órgão, foram intensificadas as medidas de prevenção e identificação de casos. Nas regiões com registro da febre, foram constituídas equipes, composta por técnicos das secretarias locais, para orientar a busca ativa de casos suspeitos e emitir alerta às unidades de saúde e às comunidades.

Para controle dos mosquitos transmissores da doença, são realizadas ações de bloqueio de casos suspeitos e eliminação de criadouros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário